Semana do Trânsito terá ações educativas

Com o objetivo de conscientizar, levar informações e promover reflexões sobre um trânsito mais seguro, a Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) organizou um mês repleto de atividades ao longo de seu corredor, de Presidente Epitácio a Bauru.

Em setembro, entre os dias 18 e 25, acontece a Semana Nacional do Trânsito e, para comemorar a data, a Cart irá realizar diversas ações educativas durante todo o mês. Em 2016, o tema da Semana será “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

“Preparamos diversos eventos e ações na intenção de orientar e conscientizar os usuários das rodovias no Corredor Cart, além de funcionários e parceiros para a continuidade da redução dos acidentes e para promover cada vez mais segurança. Um simples gesto como colocar o cinto de segurança antes de ligar o veículo pode significar uma grande diferença entre estar vivo e não conseguir voltar para a casa”, salienta o gerente de operações da Cart, Luís Carlos Guimarães Santos.

Foram desenvolvidos folhetos educativos especiais para a data; o texto veiculado será relacionado à importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. As mensagens de conscientização estarão presentes na distribuição de folhetos nas praças de pedágio, cartazes fixados nos SAUs, mensagens nos Painel de Mensagem Variável (PMVs), nas redes sociais e também no site da concessionária.

Ainda dentro do mês de comemorações a Cart preparou um calendário repleto de palestras para crianças e adultos, ações de saúde com testes rápidos de glicemia e aferição de pressão para os motoristas e comunidade.

Simulador

A Cart trará ainda um equipamento capaz de simular parte da sensação real de uma colisão de veículos a 5 quilômetros por hora. O aparelho desenvolvido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) é itinerante e permanecerá em várias cidades durante uma semana.

Esta e outras ações compõem o Programa de Redução de Acidentes (PRA) proposto a Artesp e executado pela Cart. Ao mesmo tempo, colaboram com outro compromisso da concessionária, que é a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. A meta é diminuir pela metade, até 2020, a quantidade de vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.