O que é efeito orvalho?

Ponto de orvalho é a temperatura na qual o vapor de água presente no ar passa do estado gasoso para o estado líquido, formando gotículas de água em uma determinada superfície.

Em qualquer temperatura há uma quantidade máxima de vapor de água que o ar consegue manter. Essa quantidade máxima é chamada de pressão de saturação do vapor de água. Quanto mais vapor de água estiver presente no ar, maior será o processo de condensação – Mudança do estado gasoso para o estado líquido.

Efeito orvalho sobre a refletividade em placas de sinalização viária

O aumento da umidade relativa do ar, em conjunto com o resfriamento da temperatura, pode provocar a formação de orvalho sobre as placas instaladas em estradas e rodovias. Ao anoitecer, a chapa aonde a película está aplicada sofre um resfriamento de temperatura e o vapor de água presente no ar condensa, formando o orvalho por cima da película. Nas áreas da chapa que estão em contato com o perfil (suporte) da placa, não ocorre a condensação, uma vez que este local está com uma temperatura mais elevada. Dessa forma, as áreas da película que estão com as gotículas de água por cima, apresentam uma retrorrefletividade inferior às áreas sem essas gotículas, gerando o chamado “efeito orvalho”. Com isso, a visualização noturna de uma placa que está sob esse efeito é a que está representada na Figura 1.

O que é efeito orvalho?

Figura 1: Simulação de Efeito Orvalho na Placa de Sinalização

Já quando amanhece acontece o contrário, ou seja, o perfil fica mais frio e a água condensa onde ele está, formando linhas escuras na placa, conforme a Figura 2.

Figura 2: Simulação de Efeito Orvalho na Placa de Sinalização

Placas instaladas nas estradas sob efeito orvalho apresentam uma redução média de refletância de 60%. Nas películas tipo I, apenas a cor branca alcança os valores mínimos. Já nas películas tipo III, apenas a cor verde não alcança os valores mínimos.

O efeito orvalho depende da condutibilidade de cada substrato/perfil da placa e sempre ocorre na face refletiva.

Como reduzir o efeito orvalho

Uma das soluções estudadas hoje é aumentar a espessura da chapa (substrato) aonde a película está aplicada, reduzindo a ação da temperatura do perfil sobre a chapa, diminuindo o contraste da temperatura da placa. Outra solução é optar por materiais com uma menor condutividade térmica, para diminuir o efeito da temperatura do perfil, sobre a chapa.

Gostou deste conteúdo ou surgiu alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo telefone: (19) 3327-6017 ou envie um e-mail para [email protected]

Referências: Federal Highway Admnistration of Transportation, Vaisala Blog e ACM Alcopla.