Como identificar faixas refletivas falsificadas?

Todo caminhoneiro sabe que utilizar faixas refletivas no caminhão é obrigatório por lei. Porém, o que vários profissionais ainda não sabem é que, no mercado, existem algumas faixas que não estão homologadas no DENATRAN, que podem, muitas vezes, serem falsificadas e com uma qualidade inferior. Este produto é difícil de identificar e distinguir, por isso, a DM reuniu algumas dicas para que você possa verificar a autenticidade da nossa faixa refletiva.

Leia abaixo o que você pode fazer:

  • Toda faixa refletiva possui na parte prata a frase “APROVADO DENATRAN”. Ou seja, a faixa em questão passou pelas diretrizes deste órgão público que é responsável pela homologação deste item. Para ter certeza que a faixa foi realmente aprovada, basta consultar no site do DENATRAN as Portarias que foram publicadas. No caso das faixas da DM, as Portarias 203 e 204, publicadas em 2017, aprovam as faixas lateral e para-choque, respectivamente. (http://www.denatran.gov.br/).
  • Uma das formas de verificar a originalidade da faixa da DM é passando um pano com álcool na parte vermelha, caso a tinta saia, a faixa não é original da DM. Além disso, caso a parte vermelha da faixa da DM apresentar uma tonalidade rosa, pode-se dizer que ela não é original, uma vez que ela mantém a coloração por, no mínimo, 10 anos após aplicada. Como a impressão da faixa é realizada internamente, ela garante resistência a solventes e às ações do tempo.
  • Se compararmos uma faixa refletiva original da DM com uma falsificada, você notará com facilidade a diferença de tonalidade e de padronagem dela. A faixa da DM possui um design holográfico, conforme a Imagem abaixo.

Imagem: Desenho padrão de uma faixa refletiva original DM®.

  • Toda e qualquer faixa refletiva original possui acabamento metalizado e deve refletir a luz intensamente, ou seja, se a faixa em questão não refletir muito ou estiver desbotada ao ponto de ficar rosa, a chance de se tratar de um produto adulterado é grande.
  • Nunca compre uma faixa com logo personalizado ou uma faixa que o vendedor possa disponibilizar a personalização com o seu logo, se este produto não estiver homologado no DENATRAN.

Se o motorista for flagrado com o equipamento não-verdadeiro ou sem as faixas refletivas, será multado e terá o veículo retido para regularização.

A multa chega a R$127,69 e mais cinco pontos na carteira de habilitação.

Caso você ainda encontre dificuldades para identificar se o produto adquirido é original você pode (e deve!) conversar com a nossa equipe. Mande um e-mail para contato@dmrefletivos.com.br ou venha bater um papo pelo WhatsApp: (19) 99425-0670