10 dicas especiais para a segurança dos caminhoneiros

Com mais de 1,6 milhões quilômetros de estradas e 3,2 milhões de caminhões legalizados, não é novidade para ninguém que o transporte de mercadorias no Brasil é predominantemente rodoviário. Mas será que estamos dando atenção devida à segurança dos caminhoneiros?

Segundo dados do Ministério das Cidades, os acidentes envolvendo caminhões são a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, ficando atrás apenas dos acidentes de motocicletas e bicicletas.

Segurança dos caminhoneiros é coisa séria

Pensando na importância da segurança dos caminhoneiros nas estradas brasileiras, selecionamos dez dicas especiais que todo caminhoneiro deveria levar em consideração antes de pegar a estrada.

1. Tenha paciência e priorize a segurança

Quando o trânsito ficar lento ou alguém fizer algo que te prejudique na estrada, lembre-se que a paciência é a melhor amiga quando se trata da segurança e colocar em risco a sua vida e de outras pessoas é um preço muito alto devido algumas horas de atraso.

2. Evite parar na estrada

Na hora do “aperto” pode ser tentador encostar o caminhão do lado da estrada ao invés de dirigir até o posto de gasolina mais próximo. Mas isso, além de colocar a segurança dos caminhoneiros e das outras pessoas em perigo, aumenta os riscos de assaltos e/ou roubos de carga,

3. Dê preferências às rotas conhecidas

Por mais que pegar uma rota “alternativa” possa parecer uma boa ideia quando se está com pressa, é importante lembrar que rotas desconhecidas geralmente são menos movimentadas e as chances de roubos – ou mesmo acidentes devido má condições da estrada – são bem maiores.

4. Dobre a atenção quando pegar a estrada à noite

Dirigir à noite é uma estratégia comum entre caminhoneiros para economizar tempo ou evitar trânsitos na viagem e, de fato, não há problema nenhum nisso. O problema está em pegar a estrada à noite quando se está cansado, uma vez que a escuridão contribui com a sonolência que certamente é uma das maiores inimigas da direção na estrada.

5. Manutenção preventiva

Provavelmente essa é uma dica que todos os caminhoneiros já estão cansados de ouvir, mas realizar a manutenção preventiva do veículo nos períodos estipulados pelo fabricante pode não só evitar acidentes, mas também muita dor de cabeça com problemas mecânicos no futuro. Além disso, a manutenção preventiva é um dos fatores que mais contribuem para a segurança dos caminhoneiros.

6. Descanse

No estresse de cumprir prazos muitos caminhoneiros acabam dirigindo por horas sem descanso. Se este for o seu caso, uma boa dica é descansar nos pontos de controle, onde você deverá parar de qualquer forma.

7. Alimente-se de forma saudável

Coma alimentos saudáveis e evita comer muito antes de pegar a estrada por causa da sonolência, que geralmente é causada pela alta concentração de sangue no estômago e baixa no cérebro – local onde você mais precisa de sangue na hora de dirigir.

8. Beba pelo menos dois litros de água por dia

Pode parecer bobagem que beber dois litros de água por dia irá ajudar a garantir a segurança dos caminhoneiros, mas a desidratação é coisa séria e em casos extremos pode causar tontura ou até desmaio.

9. Evite distrações

Apesar de ser tentador ficar conversando ou assistindo algo no celular durante uma viagem de horas, leve em consideração de que conduzir um caminhão requer sua total atenção. Uma boa alternativa é ouvir rádio que, além de ajudar o tempo a passar mais rápido, não exige que você desvie a atenção da estrada para acompanhar.

10. Atualize-se

Com tantas opções de GPS e recursos eletrônicos nos caminhões, cada vez mais é observado uma necessidade maior de que caminhoneiros se atualizem com as inovações do mercado. Faça cursos de segurança no trânsito, troque informações com seus amigos de estrada, se mantenha informado quanto às condições das estradas e, principalmente, dirija sempre com atenção.

Fonte: Acesse o site da Icetran