Saiba escolher o EPI ideal para suas necessidades

Após identificados e quantificados os riscos de um ambiente de trabalho, as medidas de controle ou neutralização devem ser adotadas após análise minuciosa do SESMT, onde por muitas vezes a única alternativa é a implantação dos equipamentos de proteção individuais.

Para escolher o equipamento de proteção individual adequado para proteger os colaboradores diante dos riscos existentes no ambiente de trabalho, é necessário muita cautela. Fique atento, pois com segurança não se brinca!

Selecione o EPI adequado aos riscos e atividade

Existem EPIs que protegem contra diversos tipos de riscos, como: choques elétricos, quedas, projeções de materiais, produtos químicos, corte e umidade.

Com base no risco do ambiente de trabalho deve ser avaliada a atividade realizada pelo trabalhador, para que o EPI não venha a causar riscos adicionais, desconforto ou possíveis acidentes e doenças ocupacionais ocasionados por escolha equivocada.

Teste o EPI

O teste do EPI permite avaliar qual equipamento terá a melhor desempenho em economia, conforto, produtividade e bem-estar geral do trabalhador.

Escolher o EPI através de um procedimento bem estruturado, contribuirá para elevar ao máximo a segurança na sua empresa e preservar a saúde de todos os trabalhadores expostos a riscos.

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!

Fonte: Acesse o site do Diário do EPI