Placas no padrão Mercosul serão obrigatórias nos carros até o ano 2020

Alterações serão obrigatórias para o dia 31 de dezembro de 2020; modelo serve para padronizar os carros no Mercosul

Imagem: Divulgação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou Resolução no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 27, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos no padrão disposto na Resolução Mercosul do Grupo Mercado Comum nº 33/14.

A nova identificação se refere ao novo modelo de placas para veículos, onde após o registro no órgão ou entidade executivo de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, cada veículo será identificado por placa dianteira e traseira, no padrão estabelecido para o Mercosul. Tal medida trará maior segurança contra falsificações e será adotada no emplacamento de modelos novos. Para os usados,a troca é opcional.

Segundo o texto, as placas deverão ter fundo branco com a margem superior azul, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul, ao lado direito a bandeira do Brasil e ao centro o nome deste País. Além disso, as placas passarão a ter sete caracteres alfanuméricos.

A Resolução determina que, até 31 de dezembro de 2020, todos os veículos em circulação deverão possuir placas de identificação no padrão Mercosul.