Novo aplicativo do governo oferece 40% de desconto em multas de trânsito

Desconto só será concedido para o motorista que reconhecer a infração assim que receber a notificação no aplicativo. App só está disponível para Android.

Um novo aplicativo Android do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) chamado Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) vai dar desconto de 40% para o pagamento de multas de trânsito no Brasil. As informações são da Agência Brasil.

No entanto, vale destacar que esse desconto só será concedido para o motorista que reconhecer a infração assim que receber a notificação no aplicativo. Ou seja, sem apresentar defesa prévia e recurso.

Segundo o órgão federal, o novo aplicativo, que foi desenvolvido pelo Serpro, tem a intenção de facilitar a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos de autuação e também para identificar o perfil dos infratores.

“Além de nós termos a certeza de que as infrações serão comunicadas, vamos ter um canal confiável para fazer chegar as campanhas educativas voltadas para os perfis específicos de condutores. Àquele que tem o hábito de cometer infrações muito específicas, como de velocidade ou mexer no celular enquanto dirige, vamos mostrar quais as reais consequências deste tipo de infração”, explica o coordenador geral de Qualidade do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, para a Agência Brasil.

Por fim, o Denatran alerta aos motoristas que o departamento não fará comunicação por e-mails, mensagens SMS e outros mecanismos de comunicação via internet e que eles precisam estar atentos para evitar tentativas de fraudes.

Quem já faz parte

Segundo o departamento, já estão integrados ao novo sistema a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registra multas em rodovias federais, e o Departamento de Trânsito (Detran) de Santa Catarina.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que aplica multas por excesso de peso e ou de velocidade por meio dos postos de pesagem e lombadas eletrônicas, está em finalização. Outros Departamentos de Trânsito (Detran) locais já manifestaram o interesse em aderir, destaca o órgão.

Fonte: Acesse o site no IDG Now