Desfiles do Carnaval de SP começam nesta sexta; veja mudanças no trânsito

CET interditará principais vias de acesso ao Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital

Os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2016 começam nesta sexta-feira (5) no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo. As agremiações que irão exibir suas fantasias serão: Afoxé Filhos da Coroa de Dada, Pérola Negra, Unidos da Vila Maria, Águia de Ouro, Rosas de Ouro, Nenê da Vila Matilde, Gaviões da Fiel e Acadêmicos do Tatuapé. O tempo mínimo do desfile é de 55 minutos e o máximo, 65.

Para comportar todas as pessoas que irão ao Polo Cultural, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) montou um esquema especial de trânsito nas principais vias que dão acesso ao local, na região norte da capital paulista. A operação será acionada nos seguintes dias e horários:

— Das 23h15 de sexta até as 6h45 de sábado (6): desfile do 1° dia;

— Das 22h30 de sábado às 6h05 de domingo (7): desfile do 2° dia;

— Das 21h de domingo às 6h de segunda-feira (8): desfile Grupo de Acesso;

— Das 20h de segunda às 5h10 de terça-feira (9): desfile Grupo I;

— A partir das 16h na terça: apuração Grupo Especial e grupo de acesso (fechado ao público);

— A partir das 13h na quarta-feira (10): apuração grupos I, II, III, IV e blocos especiais (fechado ao público).

Interdições

— Rua Professor Milton Rodrigues (sentido marginal): Desde domingo (24) até as 9h de sábado (13) para montagem e desmontagem da infraestrutura do evento.

— Rua Professor Milton Rodrigues (sentido Olavo Fontoura): das 19h de sexta-feira às 9h de sábado; das 19h de sábado às 9h de domingo; das 19h de domingo às 9h de segunda-feira; das 19h00 de segunda-feira às 9h de terça-feira.

Acesso local exclusivamente por veículos credenciados do Hotel Holiday-Inn, Anhembi e Liga das Escolas.

— Avenida Olavo Fontoura (sentido Santana), e Casa Verde Baixa (rua Doutor Melo Nogueira, rua Brazelisa Alves de Carvalho, rua Anita Malfati e rua Luciano Prata): das 19h de sexta-feira às 9h de sábado; das 19h de sábado às 9h de domingo; das 19h de domingo às 9h de segunda-feira; das 19h de segunda-feira às 9h de terça-feira.

As vias terão acesso restrito: circulação permitida somente para tráfego local autorizado e devidamente credenciado. A Ciclofaixa da avenida Olavo Fontoura será desativada.

— Avenida Olavo Fontoura (sentido Casa Verde): das 19h de sexta-feira às 9h de sábado; das 19h de sábado às 9h de domingo; das 19h de domingo às 9h de segunda-feira; das 19h de segunda-feira às 9h de terça-feira. Implantação de mão dupla de direção de 200 m antes e após à rua Professor Milton Rodrigues, com montagem de pista reversível de acesso restrito (veículos de serviço, imprensa, policiamento e de emergência).

— Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), entre a ponte das Bandeiras e a ponte Casa Verde: das 22h de sexta-feira às 9h de sábado; das 19h de sábado às 9h de domingo; das 19h de domingo às 9h de segunda-feira; das 19h de segunda-feira às 9h de terça-feira. Esta via terá acesso restrito: exclusivamente para ônibus dos componentes das agremiações.

— Rua Marechal Leitão de Carvalho: De sexta-feira a segunda-feira, sempre das 19h às 3h do dia seguinte. Esta via terá acesso restrito: para acesso ao estacionamento do Anhembi, através dos portões 4 e 5 e de veículos credenciados ou portadores de ingressos.

Alternativas

— Os veículos que trafegam pela avenida Olavo Fontoura (sentido Santana), podem utilizar a avenida Braz Leme (sentido bairro);

— Os usuários da avenida Olavo Fontoura (sentido Casa Verde), têm como opção a avenida Cruzeiro do Sul (sentido Centro), e a avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê), pista central e expressa.

Acessibilidade

Os portões de entrada dos setores A, B, C, D e E estão localizados na pista local da Marginal Tietê, já as entradas dos setores F, G, H, I e J estão localizadas na avenida Olavo Fontoura. Para acesso ao Anhembi, o público poderá usar as linhas normais que servem a região. As linhas que circulam pela avenida Olavo Fontoura terão o itinerário alterado passando a circular pela a avenida Braz Leme.

Serão colocadas à disposição do público, linhas especiais tarifadas, com saída dos seguintes locais:

— Estação Tietê do Metrô – embarque na rua Voluntários da Pátria com rua Marechal Odylio Dennys até o Portão 1 do Anhembi.

— Terminal Barra Funda – somente nos dias 5, 6, 7 e 12 de fevereiro embarque no Terminal Turístico e desembarque no Portão 1 da avenida Olavo Fontoura.

Táxis

Os veículos vão circular em operação especial, com maior número de carros na região. O desembarque, na chegada, será preferencialmente nas proximidades da ponte Casa Verde com a avenida Braz Leme. Na saída, serão quatro bolsões de táxi para embarque: rua Anita Malfatti, rua Santa Eulália, avenida Olavo Fontoura e avenida Braz Leme.

O Sambódromo localiza-se entre as pontes das Bandeiras e da Casa Verde, sendo contornado pelas avenidas Olavo Fontoura e Assis Chateaubriand (Marginal Tietê).

Fonte: Clique aqui