Acidentes de trabalho nos portos do Paraná caem de 166 para apenas um caso

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançou mais uma campanha de comunicação sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para evitar acidentes de trabalho. A nova campanha – com banners instalados a cada 300 metros do cais, nos banheiros e abrigos localizados na faixa portuária do Porto de Paranaguá – visa sensibilizar os trabalhadores de forma permanente.

Entre as mensagens fixadas em diversos pontos da faixa, incluindo armazéns, terminais e corredor de exportação estão: “Trabalho bem feito é trabalho seguro. Usei o seu EPI”, “Motorista, ao descer do caminhão é obrigatório o uso de capacete e calçado de segurança” e “Use sempre o colete salva-vidas próximo ao mar”.

A campanha é voltada para centenas de trabalhadores que atuam na área do cais, entre eles operadores portuários, estivadores, caminhoneiros, funcionários da Appa e outros. Os EPIs necessários a todos são o capacete e botas de segurança. Dependendo da atividade, exige-se o uso de óculos, colete refletivo, protetor auricular e luvas.

Atualmente, a Appa estabelece que todos os trabalhadores designados para exercer atividades na faixa portuária somente terão seu acesso permitido quando se apresentarem com crachá de identificação, calçado e capacete de segurança.

RESULTADOS – O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, conta que as campanhas de esclarecimento dos trabalhadores portuários desenvolvidas pela Appa reduziram o número de acidentes de trabalho de 166, em 2010, para um acidente em 2015.

Em 2010, foram contabilizados 166 casos. Em 2011, o número foi reduzido para 116 e 80 casos foram registrados em 2012. Já em 2013 foram registradas quatro ocorrências com funcionários da Appa e em 2014 foram apenas seis. Nesse ano, com a segunda campanha instalada na faixa, foi registrado apenas um único acidente, e de trajeto. “Isso significa que o único acidente ocorreu no trecho de casa para o trabalho ou do trabalho para casa”, mencionou Dividino.

De acordo com ele, a queda gradativa está diretamente ligada aos esforços da Administração dos Portos para tornar o local mais seguro. “A Appa, em parceria com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e todos os operadores que atuam nas atividades portuárias, tem procurado aumentar a segurança, oferecendo equipamentos de proteção coletivos e, principalmente, com a conscientização dos trabalhadores sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção individual”, afirmou Luiz Henrique Dividino.

NOVEMBRO AZUL – Semanalmente, a Appa promove com os trabalhadores da área portuária um diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (DSMS). Entre os temas abordados estão o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para cada função desempenhada, cuidados para trabalho em altura, cuidados com a saúde e ações de sustentabilidade.

A proteção contra acidentes e doenças profissionais é obrigatória, de acordo com a norma regulamentadora da NR 29 (norma de segurança), do Ministério do Trabalho, assim como procedimentos para primeiros socorros em casos de acidentes e diretrizes para alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.

No próximo dia 10 de novembro será promovido um diálogo de saúde com os caminhoneiros, alertando para os riscos e importância da prevenção contra o câncer de próstata. A ação vai acontecer no Pátio de Triagem de Caminhões do Porto de Paranaguá, todas as terças-feiras de novembro, das 10h às 16h. Na ocasião serão oferecidos exames de diabetes, sangue, pressão e DST, além de orientações sobre hábitos alimentares mais saudáveis, assim como corte de cabelo gratuito.

Na primeira semana de dezembro também será aberta a 15ª Semana de Prevenção ao Trabalhador Portuário Sipatp – Semana

Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A programação acontece entre 1º e 04 de dezembro e inclui palestras, exames de prevenção, ginástica laboral e orientação aos trabalhadores.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoprwww.pr.gov.br

Fonte: Clique aqui